Jovem que fazia faxina e estudava em banheiro passa em Medicina na USP

O jovem Guilherme Nóbrega, de 19 anos, realizará a partir deste semestre seu grande sonho de vida: estudar medicina numa das mais conceituadas e tradicionais universidades do país – a USP.

Natural de Santos, litoral de São Paulo, o estudante diz ter se apaixonado pela profissão ao acompanhar as diversas sessões e visitas que o pai fazia num hospital, devido à sua hidrocefalia.

Até o caminho da aprovação, o jovem não teve moleza: fazia faxina para pagar o pré-vestibular e, quando não estava trabalhando, ia para o banheiro de um posto de combustíveis para estudar.

“No terceiro ano do ensino médio eu já estava focado, então comecei a fazer cursinho. Na época, era colégio de manhã, técnico de tarde e o cursinho de noite. Foi bem corrido”, relata.

Sua mãe é frentista; quando Guilherme saía da escola, ia direto para o posto, onde tomava um banho e ficava estudando dentro do banheiro por horas, todos os dias. “Passei quase metade do ano estudando no banheiro. Mas ainda não foi em 2016 que consegui nota suficiente”.

Guilherme não tinha recursos financeiros para bancar um cursinho. Sua professora, Eliane Limonti, 38, lhe deu uma bolsa de estudos. Em troca, ele tinha que fazer faxina.

“Ela me deu uma bolsa e, em troca, eu tinha que organizar as coisas, limpar as salas, passar um pano em tudo, trocar o lixo e lavar os banheiros. Eu dependia daquilo para alcançar meu sonho, então se tornaram coisas simples. Na época, era colégio de manhã, técnico de tarde e o cursinho de noite. Foi bem corrido”, relembra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s