Grávida de três meses, a atriz Isis Valverde é portadora de uma doença autoimune, que tem grandes chances de atingir o herdeiro. Ela é celíaca, ou intolerante ao glúten, para os leigos.
A recomendação é que a atriz faça uma dieta restrita para o bebê logo após ele ter o contato com o leite materno. “O cuidado do bebê de mãe celíaca é retardar ao máximo possível a exposição desse bebê ao alérgeno que é o glúten. O sistema imunológico fica mais amadurecido com o tempo, então, quanto mais tarde você expuser, menores as chances de desenvolver [a intolerância]”, explica a médica Renata de Camargo Menezes ao site Notícias da TV, como já informado.
Geralmente, filhos de mulheres com este problema podem desenvolver também e precisam ter uma alimentação bem regrada e com muitas restrições nos primeiros anos de vida.
Claro que o leite materno não entra nessa conta. A dieta começa quando a criança começa a ter contato com outros alimentos e todos os sinais de intolerância devem ser observados.
“A gestação pode piorar os sintomas e levar ao diagnóstico”, diz Renata, sobre sinais como distensão abdominal, flatulência, perda de peso, queda de cabelo, tontura e anemia de difícil tratamento. Para o bebê, as consequências da falta de controle durante a gravidez são anemia, desnutrição, baixo peso e
prematuridade.