Gratuito| Para Crianças: Espaço Cultural Porto Seguro celebra a infância e a importância de brincar em Brincadeirices, no dia 12 de outubro

Com entrada gratuita, a programação do Dia da Criança tem espetáculo circense da Cia. Nau de Ícaros, música com Grandes Pequeninos e a POIN – Pequena Orquestra Interativa, teatro com a Cia. Truks, contação de histórias, oficinas, bate-papos, além de conversas educativas sobre saúde, alimentação e consumo consciente.


No dia 12 de outubro, o Espaço Cultural Porto Seguro promove o Brincadeirices, uma programação gratuita de teatro, música, circo, leitura, contação de histórias, oficinas e outras atividades para toda a família. As atrações têm classificação indicativa livre e ocorrem das 10h às 18h30.
Um dos destaques é o espetáculo de dança vertical Avarandado, da Cia. Nau de Ícaros, com direção e concepção de Marco Vettore, que tem sessões às 10h, às 13h e às 17h. Com números aéreos e de solo, os artistas da trupe dançam e fazem acrobacias, ao som de ritmos brasileiros como ciranda, maracatu e coco, enquanto recriam referências espaciais a partir do diálogo com o movimento e os corpos dos atores. 
O cantor Jair Oliveira e a atriz Tânia Khalill transformam o universo do amor familiar e os primeiros momentos da vida dos bebês em música e poesia no show Grandes Pequeninos, que ocorre às 11h. O espetáculo musical reúne 12 canções sobre o prazer de estar com pessoas que se ama.
Outra atração é o show da POIN – Pequena Orquestra Interativa, que convida a criançada para brincar ao som da música instrumental. O septeto, que se apresenta às 14h30, é formado por Renata Mattar (sanfona e voz), Gustavo Finkler (violão e voz), Micaela Nassif (violino), Mateus Mapa (flauta e flautim), Renato Farias (sousafone), Nina Blauth (percussão) e Gustavo Souza (percussão).
A Cia. Truks explora o poder da imaginação na peça A Bruxinha, sobre uma feiticeira-mirim que, com sua varinha mágica, transforma almofadas em dragões e coloca os sapatos para dançar tango. Certo dia, um monstro atrapalhado decide testar o poder da varinha de condão e causa uma enorme confusão. O espetáculo é encenado às 12h15.
A criançada ainda poderá colocar a mão na massa e exercer livremente a sua criatividade em uma série de oficinas que acontecem no Ateliê Experimental, no PortoFabLab e em outras áreas do Espaço Cultural. As atividades ensinam os pequenos a fazer um circuito elétrico de papel, plantar vegetais em hortas, produzir tinta com alimentos e produtos naturais, moldar animais em espuma EVA, entre muitas outras atividades divertidas e instrutivas ao mesmo tempo.Já os adultos são convidados a participar de conversas educativas sobre saúde, alimentação e consumo consciente.
O evento tem a proposta de celebrar a infância e a importância de brincar em qualquer idade, além de incentivar que todos se divirtam juntos. O Gemma Restaurante funcionará normalmente durante todo o dia e os visitantes também terão outras opções de comidinhas e doces.
Confira abaixo a programação completa:

Espetáculos, shows e contação de histórias

Avarandado, da Nau de Ícaros 
Com forte referência na cultura brasileira, o grupo transforma sons, ritmos e passos das manifestações populares em interferência coreográfica no espaço. Suspensos em cordas de alpinismo, os atores da trupe realizam acrobacias nas paredes do edifício, ao som de ritmos populares, como ciranda, maracatu e coco. O espetáculo é uma intervenção vertical que atravessa as fronteiras entre a dança, o circo, o teatro e a música.
Horário: às 10h, às 13h e às 17h
Ingressos: Grátis
 
****
Dupla Lê Lê – Contação de Histórias
Duas histórias musicais com bonecos e cenário feitos de materiais reutilizáveis. O menino chamado Aruê encontra um pedaço de arame no chão e faz dele o seu brinquedo, que se transforma em tudo aquilo que ele sonha. E em O mundo no Black Power de Tayó, de Kiusam de Oliveira, a menina com cabelo black power constrói um mundo de belezas e memórias.
Horário: às 10h
Duração: 45 minutos
Ingressos: Grátis

Grandes Pequeninos
Criado por Jair Oliveira e Tânia Khalill, Grandes Pequeninos é um projeto que aborda o universo mágico do amor familiar, dos primeiros momentos do bebê e de sua convivência com pais e agregados. Com esse roteiro afetivo de fundo, os dois artistas comandam a festa por meio de música, muita imaginação, amor e poesia.
Horário: às 11h
Duração: 60 minutos
Ingressos: Grátis
 
****
A Bruxinha, com Cia. Truks
Com muita simplicidade e momentos de poesia, a Bruxinha faz um convite à imaginação e ao desenvolvimento da criatividade. Transforma almofadas em dragões, um balde e uma vassoura em um príncipe, dá vida a sapatos que dançam um divertido tango e assim por diante, até que um monstro muito desajeitado deseja testar o poder de sua varinha de condão.
Horário: às 12h15
Duração: 60 minutos
Ingressos: Grátis

POIN – Pequena Orquestra Interativa
A POIN – Pequena Orquestra Interativa é um septeto de música instrumental que realiza um show recheado de interatividade, em que o público é convidado especial para participar das mais variadas formas. Com Renata Mattar (sanfona e voz), Gustavo Finkler (violão e voz), Micaela Nassif (violino), Mateus Mapa (flauta e flautim), Renato Farias (sousafone), Nina Blauth (percussão) e Gustavo Souza (percussão).
Horário: às 14h30
Duração: 60 minutos
Ingressos: Grátis
 
**** 
Casos Cascudos, com Cia. da Tribo
Espetáculo inspirado livremente em três contos recolhidos por Câmara Cascudo. Bonecos manipulados por meio de diferentes técnicas contam histórias repletas de suspense, humor, mistério e romance. Elas falam de monstros e moços em As Perguntas de Dom Lobo, amedrontam e divertem com caveiras em A Moça e a Vela, e emocionam com donzelas e madrastas em A Menina da Figueira.
Horário: às 16h
Duração: 50 minutos
Ingressos: Grátis

Oficinas

Circuito de Papel
A partir da confecção de um marca-página em dobradura, os participantes irão montar um circuito paralelo simples. O formato da dobra permite acender dois LEDs e criar um sistema de fechamento e abertura do circuito, ou seja, um botão para acender e apagar os LEDs. Os objetos podem ser personalizados a partir da colagem de elementos figurativos recortados em papel colorido.
Horário: das 10h às 12h30 e das 16h às 18h
Oficina aberta, no PortoFabLab do Espaço Cultural Porto Seguro
Ingressos: Grátis
 
****
Ateliê para Crianças
O papel é matéria-prima do artista, seja para esboço ou para obra final. Com ele as possibilidades são infinitas: gravar, imprimir, cortar, dobrar e colar, entre muitas outras. O Ateliê Experimental convida crianças a brincar, criar e construir bichos, formas variadas e a sentir a alegria de criar com papel.
Horário: das 10h às 13h
Oficina aberta, no Ateliê Experimental do Espaço Cultural Porto Seguro
Ingressos: Grátis

Tintas Ecológicas | Arumã Brasil
Pintar é uma arte que evoca a imaginação. Buscando formas de utilizar os recursos naturais de maneira sustentável, a oficina Tintas Ecológicas ensina a produzir tintas com alimentos e produtos naturais. Após a produção, haverá uma atividade de pintura utilizando elementos naturais e recicláveis para explorar a criatividade e incentivar o reuso de materiais.
Horário: das 13h30 às 14h30
Oficina aberta, hall do subsolo do Espaço Cultural Porto Seguro
Ingressos: Grátis
 
****
BichoLab
A partir de diversos elementos cortados em espuma EVA, representando as características dos animais presentes na fauna brasileira, os participantes terão a oportunidade de imaginar um novo animal fantástico. Uma introdução lúdica ao conceito de encaixe trabalhado a partir da manufatura subtrativa de corte bidimensional em máquina a laser.
Horário: das 13h30 às 16h
Oficina aberta, no PortoFabLab do Espaço Cultural Porto Seguro
Ingressos: Grátis
Brinquedos de Pano
Gravura e costura se juntam para a criação de brinquedos. As crianças irão produzir estampas coloridas sobre tecido por meio da técnica da colagravura, para depois serem cortadas e costuradas na confecção de um brinquedo de pano.
Horário: das 14h às 16h30
Oficina aberta, no Ateliê Experimental do Espaço Cultural Porto Seguro
Ingressos: Grátis
 
****
Oficina de horta |Arumã Brasil
Oficina incentiva o hábito de consumir alimentos naturais, principalmente para as crianças. Haverá dinâmicas para elas conhecerem os alimentos e quais os mais fáceis de cultivar e consumir em casa. No final da atividade, será feito um plantio e cada participante poderá levar uma muda para casa e inaugurar sua própria horta.
Horário: das 16h às 17h
Oficina aberta, na praça de atividades do Espaço Cultural Porto Seguro
Ingressos: Grátis
Atividades
Erê Lab
O Erê Lab trabalha na criação e desenvolvimento de objetos interativos de brincar e interagir. São objetos que participam do urbanismo contemporâneo através de interações fluidas no cotidiano.
Horário: das 10h às 18h
Atividade aberta, na praça de atividades do Espaço Cultural Porto Seguro
Ingressos: Grátis
 
****
Brinquedos e brincadeiras
Brincar é ativar o imaginário, trocar experiências, ser desafiado, descobrir coisas novas, perder o medo. É a partir dessa perspectiva que o Educativo do Espaço Cultural Porto Seguro convida e orienta pessoas de todas as idades a construir em conjunto seus próprios brinquedos.
Horário: das 10h às 18h
Atividade aberta, na praça de atividades do Espaço Cultural Porto Seguro
Ingressos: Grátis

Rodas de Leitura
A mediação de leitura é uma proposta que procura despertar o prazer pelo ato de ler e o protagonismo dos leitores. O livro é o foco principal e a mediação cria vínculos entre a leitura e momentos de prazer e lazer. É assim que o livro e a leitura podem ser vividos como uma experiência livre, aberta e prazerosa, contribuindo para a formação de um leitor pleno desde a tenra idade.
Horário: das 10h às 18h
Atividade aberta, hall do subsolo do Espaço Cultural Porto Seguro
Ingressos: Grátis
 
****
Cantinho Baby
Espaço especial para a diversão dos bebês com brinquedos disponíveis.
Horário: das 10h às 18h
Atividade aberta, hall do subsolo do Espaço Cultural Porto Seguro
Ingressos: Grátis
PiMu–Lousa Musical | Vitor Moreira
A PiMu – Lousa Musical nasceu para que todos possam encontrar o compositor que mora dentro de si: ela faz a composição parecer tão simples quanto riscar um traço com tinta.
Horário: das 11h às 17h
Atividade aberta, no jardim interno do Espaço Cultural Porto Seguro
Ingressos: Grátis
 
****
Capoeira para bebês e crianças | Sapé Capoeira
Encontro de sensibilização musical que tem como referência os instrumentos percussivos da capoeira: pandeiro, caxixi, agogô, atabaque e o berimbau. As crianças são motivadas a manusear os instrumentos com a participação dos pais. O objetivo é experimentar juntos os instrumentos de forma livre.
Horário: das 13h30 às 14h30
Atividade aberta, na praça de atividades do Espaço Cultural Porto Seguro
Ingressos: Grátis

Roda de conversa – Alimentação saudável
A pediatra Silvia Maia conduz uma conversa aberta sobre a alimentação nas diferentes fases do desenvolvimento da criança.
Horário: das 15h30 às 17h
Atividade aberta, no Ateliê Educativo do Espaço Cultural Porto Seguro
Ingressos: Grátis
 
Serviço:
BRINCADEIRICES
Dia 12 de outubro – Quinta-feira, das 10h às 18h30.
Classificação etária: Livre.
Entrada gratuita.
 
ESPAÇO CULTURAL PORTO SEGURO
Alameda Barão de Piracicaba, 610
Campos Elíseos – São Paulo
(11) 3226-7361

Acessibilidade:
O edifício é acessível para pessoas com mobilidade reduzida. As exposições oferecem atendimento especial na visitação com mediadores bilíngues em inglês, espanhol e libras mediante agendamento prévio.
 
Estacionamento:
Alameda Barão de Piracicaba, 634 (sede Porto Seguro)
De Segunda a sexta-feira até 1h30 gratuito (1ª, 2ª e 3ª hora adicional R$ 10,00 a hora. A partir da 4ª hora adicional, R$ 5,00 a hora). A partir das 17h30 e aos sábados, domingos e feriados – R$ 20,00 (preço único).
 
Serviço de vans:
O Complexo Cultural Porto Seguro oferece vans gratuitas da Estação Luz até as dependências do Teatro Porto Seguro e do Espaço Cultural Porto Seguro. Na Estação da Luz, o ponto de encontro das vans é na saída Rua José Paulino / Praça da Luz / Pinacoteca, em frente ao Parque Jardim da Luz. Há instrutores no local para orientar o embarque. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 3226-7361.
 
Horário de funcionamento do serviço de vans:
Terça a sábado das 9h à 0h. Domingo das 9h às 22h.

Anúncios

7 comentários sobre “Gratuito| Para Crianças: Espaço Cultural Porto Seguro celebra a infância e a importância de brincar em Brincadeirices, no dia 12 de outubro

  1. Já fui a diversas exposições no Complexo Cultural Porto Seguro, espaço moderno e harmonioso e esta programação para o dia das crianças está completa.

    Curtido por 1 pessoa

  2. É por essas e outras que eu amoo SP: tem evento p todo gosto e todas as idades!
    Eu nao estava em SP mas olha que super evento pra quem estava “de bobeira” com a criançada?demaaais!Um detalhe: ‘Grandes pequeninos” é um show de primeirissima e foi gratuito…Demaaais!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s